![]() |
| Foto de Catherine Leclert |
Sonhos são como bichinhos muito velozes e preciosos que gostamos de colecionar. Por serem tão velozes, alcançá-los é sempre uma tarefa difícil, mas o que podemos fazer? Nós amamos eles.
O mundo está cheio de sonhos lindos perambulando por aí. Chega a ser desorientador tentar conceber quantos. Como escolher apenas alguns dentre tantas possibilidades? Nem mesmo se vivêssemos múltiplas vidas seríamos capazes de completar essa coleção. Por isso, quando escolhemos um sonho para perseguir, estamos descartando vários outros por consequência.
Ao longo dos meus 29 anos, observei muitas pessoas à minha volta lidando com seus sonhos de formas diferentes, enquanto eu mesma tentava lidar com os meus. Alguns estavam ativa e incansavelmente tentando alcançá-los, outros nem sequer sabiam onde eles haviam se metido e havia também aqueles que até sabiam onde os seus estavam, mas já estavam exaustos de tanto correr e precisavam de um tempo para recuperar o fôlego. Apesar de ver tantas situações diferentes, nunca vi uma em que alcançar o sonho fosse fácil. Foi observando essas pessoas que percebi que para perseguir um sonho você precisa mais do que esperteza e perseverança, você também precisa de coragem.
Os sonhos muitas vezes nos levam por caminhos perigosos e confusos, é preciso coragem tanto para encarar esses caminhos quanto para voltar atrás e repensar a rota.
Demorei muitos anos para decidir qual dos milhares de sonhos ao meu redor eu iria perseguir para preencher a parte "carreira" da minha coleção e, quando finalmente tomei a minha decisão, direcionei todos os meus esforços naquela direção. Eu avancei muito e observei meu sonho crescer e se tornar mais forte, mais visível. Entretanto, enquanto estava tão concentrada nele, acabei perdendo a mim mesma em algum momento. E o que adianta ter um sonho se não há mais um sonhador?
Foi neste momento em que decidi parar um pouco e voltar para encontrar o que foi deixado para trás. Não é uma decisão fácil ver seu sonho saltitando à sua frente tão vivo e dar as costas para ele, mesmo que não seja definitivamente.
Mas não se preocupe meu sonho, não levarei mais 26 anos para encontrá-lo novamente. Agora já sei onde você está. Só espere mais um pouco, porque eu irei voltar.
E, quando voltar, vou finalmente te alcançar.

Comentários
Postar um comentário